O Oriente Médio é um grande reduto do islamismo, a segunda maior religião do mundo com mais de um bilhão de seguidores. Ele ocupa uma área aproximada de 7 200 000 km², que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico, com uma população de mais de 270 milhões de pessoas.
A combinação de fatores como baixa taxa de natalidade, emigração e, em alguns países, perseguição contribui para a redução de grupos cristãos no Oriente Médio. Países como Jordânia, Iraque e Irã possuem menos de 4% de suas populações compostas por cristãos. Na Síria, apenas 9% da população é cristã. No Egito, essa porcentagem é de 16%. O Líbano é o maior reduto de cristãos no Oriente Médio, em torno de 40%. Antes da criação do Estado de Israel, em 1948, havia uma população cristã de até 20%, mas hoje a porcentagem é de apenas 2% nos territórios palestinos e Israel. A própria cidade de Belém, antes majoritariamente cristã, hoje é de maioria muçulmana.
Os árabes são um povo cuja história se confunde com o início e expansão do islamismo. Hoje há mais de 400 milhões de árabes no mundo, a maioria vive em países localizados no Oriente Médio e Norte da África.
OS MUÇULMANOS
O termo “islamismo” vem da palavra árabe “islão”, que significa “submissão”; uma referência a sua obediência a Alá. É uma religião fundada por Maomé (570-634 d.C.) na Arábia Saudita. Hoje há mais de 1 bilhão de seguidores, a maioria na Janela 10/40.
A evangelização dos muçulmanos é um dos maiores desafios da igreja. O islamismo não é apenas uma religião, mas também um sistema político, social, econômico, educativo e judicial. A sociedade muçulmana exige estrita fidelidade por parte dos seus cidadãos. A opinião do indivíduo conta pouco; o que a comunidade pensa é muito mais importante. É por isso que o muçulmano não está habituado a tomar decisões pessoais, como aceitar o Evangelho de Cristo.
O QUE OS EVENTOS ATUAIS NOS MOSTRAM ?
Algo inimaginável ocorre nos países muçulmanos do Norte da África e Oriente Médio, desde o início da chamada Primavera Árabe. A revolta que começou na Tunísia, atingiu o Egito, Irã, Marrocos, Iêmen, Barein, Mauritânia, Líbia e outros. Ela estava engasgada na garganta da maioria de cada cidadão que vivia sob um governo ditatorial, corrupto e explorador. A mais longa de todas acontece na Síria, país considerado um dos berços do cristianismo,mas hoje majoritariamente muçulmano: 90% da população. Devemos estar preparados para levar as Boas Novas a esses que estão esquecidos e negligenciados pela igreja cristã no mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
EVENTOS MISSIONÁRIOS ...
------------------------------------------------------
AGENDA MISSIONÁRIA
Veja abaixo atividades missionárias que podem interessar a você...
2º DOMINGO DE CADA MÊS - CULTO DE MISSÕES NA IGREJA BAT IND CRISTÃ BATISTA RENOVADA - 18:00 Horas.
CULTO DE MISSÕES na Igreja Batista Independente Cristã BR
Igreja Batista Independente Cristã BR
Pr. Eli Laurentino
Culto de Missões:
2º Domingo de cada mês ás 18:00 horas
Rua José Emídio de Lucena, nº 16 B
Mangabeira
Próximo ao “Trauminha”
PARCEIROS MISSIONÁRIOS:
**
Nenhum comentário:
Postar um comentário